O EVENTO

O 15º Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal acontece de 15 a 18 de dezembro de 2016 no Estacionamento do Bezerrão, no Gama-DF. O Encontro, que faz parte do calendário de eventos oficiais do Distrito Federal e conta com o apoio do GDF, visa valorizar, divulgar, promover e dar manter as manifestações culturais ligadas à tradição da Folia de Reis. Serão quatro dias de festa com a presença de mais de 500 foliões de todo o Brasil, em uma verdadeira celebração de fé, arte e cultura popular brasileira.

O Encontro apresenta uma vasta e variada programação cultural com, apresentação dos grupos de folia, shows musicais, oficinas de danças típicas, exposições, rodas de prosa, missa sertaneja, feira de produtos artesanais e muito mais. A estrutura do evento conta com uma cenografia que reproduz o ambiente da cultura caipira brasileira. No último dia do evento será realizada uma missa sertaneja, a fim de celebrar a origem católica da comemoração dos Santos Reis. O acesso é público e gratuito, com censura livre.

As edições anteriores do Encontro contou com a presença dos maiores artistas do universo regional caipira. Este ano além dos grupos e ternos de foliões de diversos estados, teremos as presenças de André e Andrade, Zé Mulato e Cassiano, Pereira da Viola e mais 20 outros violeiros e grupos de danças populares.

HISTÓRICO

O Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal integra o calendário oficial de eventos oficiais da capital do país (Lei Distrital 3.252/2003) e é considerado uma das maiores celebrações da cultura popular do Brasil central.
As 10 primeiras edições foram realizadas na Granja do Torto. Depois disso, adotou-se a proposta itinerante, iniciada em 2011, apresentando o universo das Folias para outras regiões do DF.
Baseada em festejo de origem portuguesa, ligada às comemorações do culto natalino, a Folia chegou ao Brasil junto com a Corte. A manifestação cultural apresenta caráter popular e religioso, com cânticos, danças e figuras arquetípicas tradicionais, incorporando aspectos culturais locais.